segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TV para Surdos



"A deficiência auditiva não é afinal uma barreira para limitar o direito de acesso a informação e de participação na vida do país e do gozo de outros direitos humanos fundamentais. Basta que haja vontade e compromisso de se fazer um pouco mais para que todos através de uma televisão possam entrar na pequena tela e ajudar o planeta terra a dar as voltas.

Na essência esta é a razão que levou a televisão sul africana SABC a abrir as suas antenas para um programa feito por Pessoas com Deficiência Auditiva (repórter, operador de câmara e produtor) para Pessoas com Deficiência Auditiva.

O programa denominado “Deaf TV” ou em português TV para Surdos que vai ao ar todas as segundas desde 1996 no canal SABC 3 e com repetição nos sábados tornou-se o pioneiro em programas de televisão para surdos, servindo como exemplo na Europa e Grã-Bretanha.

Uma experiencia que foi recentemente partilhada em Maputo onde as tentativas de inclusão de Pessoas com Deficiência Auditiva no acesso a informação ainda esta longe de alcançar sucessos.
A Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA), mentora da iniciativa já tem um memorando com a Televisão de Moçambique (TVM) no sentido de ampliar as oportunidades de acesso a informação as Pessoas com Deficiência Auditiva no sentido de alargar a janela de oportunidades recreativas, de acesso a saúde, educação e trabalho para esta comunidade.

Enquanto em Moçambique a iniciativa vai ganhando formas, fica a demonstração de que afinal a deficiência não é e nunca foi o fim para que crianças, jovens e velhos ficassem excluídos no acesso a informação pois a iniciativa e o gesto dos sul africanos mostra que basta a vontade de fazer para que o mundo seja cada vez melhor e mais acessível para todos."

a 9/9/13

Sem comentários:

Enviar um comentário