Os Transtornos
Globais do Desenvolvimento (TGDs), os quais incluem o autismo, têm sido
definidos como uma síndrome, envolvendo comprometimento severo e invasivo em três áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, e presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas (DSM-IV-TR, 2002).
definidos como uma síndrome, envolvendo comprometimento severo e invasivo em três áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, e presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas (DSM-IV-TR, 2002).
Nessa classificação estão incluídas cinco categorias diagnósticas:
Transtorno Autista,
o Transtorno de Rett,
Transtorno Desintegrativo da Infância,
Transtorno de Asperger e
Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra
Especificação,
sendo o autismo o transtorno
prototípico desta categoria.
O comprometimento
da interação social é caracterizado por alterações qualitativas das
interações sociais recíprocas. Podem-se observar
dificuldades na espontaneidade, imitação e jogos
sociais, bem como uma inabilidade em desenvolver
amizade com companheiros da mesma idade;
comprometimento acentuado no uso de
comportamentos verbais e nãoverbais,
além da falta de reciprocidade social e emocional.
além da falta de reciprocidade social e emocional.
(Assumpção Jr., 1997; Bosa, 2002; Tanguay, 2000,
Rutter & cols., 1996).
Quanto ao comprometimento das modalidades de comunicação, é relatado atraso na aquisição da fala, uso estereotipado
e repetitivo da linguagem e uma inabilidade em iniciar
e manter uma conversação. Acrescentam-se ainda outras características como a inversão pronominal (falar sobre si na terceira pessoa), a ecolalia imediata e
a ecolalia diferida.
(Assumpção
Jr., 1997; Baptista & Bosa, 2002; Rutter & cols., 1996).
O terceiro item da tríade refere-se aos padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. Estes podem ser manifestados através da adesão inflexível a rotinas e rituais específicos, não funcionais, e pela preocupação persistente com partes de objetos, em detrimento do objeto como um todo. Além destes sintomas, observa-se insistência na
mesmice, bem como a manifestação de sofrimento e resistência frente a mudanças (DSM-IV-TR, 2002).
De acordo com o DSM-IV-TR (2002), os sintomas do autismo se fazem presentes antes dos 36 meses de idade. Não existe, em geral, um período de desenvolvimento inequivocamente normal, embora em 20% dos casos os pais não tenham relatado comprometimentos durante os dois primeiros anos de vida da criança.
Esse quadro é associado à deficiência mental em cerca
de 75% dos casos, e poucos indivíduos apresentam
QI acima de 80 (Facion, Marinho & Rabelo,
2002). É de consenso que a maioria dos casos
(mas não todos) que apresenta a tríade em grau
severo, mostra os primeiros sintomas logo no
início da vida. Portanto, é plausível supor que essas
características exerçam um impacto no cotidiano das
famílias e nas relações entre seus membros.
(DSM-IV-TR, 2002).
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