quinta-feira, 25 de abril de 2013

Benefícios da TERAPIA OCUPACIONAL NO AUTISMO



A terapia ocupacional pode beneficiar a pessoa autista ajudando a desenvolver a qualidade de vida da mesma como indivíduo.

O objectivo é introduzir, desenvolver e manter habilidades que permitam ao indivíduo participar o mais independentemente possível nas actividades da vida diária que este considera significativas.

Desenvolver a aprendizagem com as habilidades motora fina, habilidades de interacção, habilidades de auto-cuidado e a socialização são os pontos alvos que devem ser atingidos.

Com os métodos da terapia ocupacional, a pessoa com autismo pode ser ajudada tanto em casa como na escola, onde lhe são ensinadas actividades como vestir, alimentar-se, ir ao quarto de banho adequadamente e arranjar-se.

É também auxiliada no desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina e na coordenação visual, necessária para se aprender a ler e fazer actividades manuais.


É, no entanto, fundamental valorizar uma abordagem centrada na família e com um plano de intervenção o mais holístico e multidisciplinar possível.

Daí a importância das equipas multiprofissionais, comoe sta que está criada no CREI da Macia.

Por Carla Ladeira

Sem comentários:

Enviar um comentário