sexta-feira, 18 de maio de 2012

Debate da Nação

O Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança – ROSC, em parceria com Action Aid, Plan International, Movimento de Educação para Todos, Sociedade Independente de Comunicação (SOICO), através da sua iniciativa Moçambique em Acção, HANDCAP International, Fórum Moçambicano dos Deficientes, e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, organizou ontem, dia 17 de Maio de 2012, na cidade de Maputo, no estúdio 22 da estação televisiva STV, o Debate da Nação alusivo à criança com deficiência.
O encontro visava juntar, no mesmo espaço, vários actores da sociedade civil, a fim de reflectirem sobre a problemática da criança com deficiência, partilhando evidências, desafios e privações, em termos de gozo pleno dos seus direitos, que as crianças enfrentam no seu dia-a-dia.

Em Moçambique, a população infantil representa cerca de 50 por cento do universo dos habitantes do país. Segundo dados do Inquérito de Indicadores Múltiplos (MICS) divulgado em 2008, cerca de 14% de crianças com idades compreendidas entre dois e nove anos de idade têm pelo menos, uma deficiência.

O encontro foi uma oportunidade clara para o lançamento do tema na agenda da comunicação social que desempenha um importante papel na construção da sociedade. Participaram pessoas e jovens com deficiência, pais e encarregados de educação. Foi um debate vivo e cativo de emoções pela clara evidência de que há muito para fazer na defesa dos direitos das crianças com deficiência, nomeadamente no acesso à educação e saúde, mas também na sensibilização às famílias e na aplicação do sistema jurídico Moçambicano. 
A DSF fez-se representar na plateia e saiu muito sensibilizada por ter assistido a um momento de dar voz às pessoas que mais são afectadas, as pessoas com deficiência, pais e familiares.

Sem comentários:

Enviar um comentário