quinta-feira, 16 de maio de 2013

Terapia Ocupacional: SINAIS DE ALERTA para encaminhar uma criança

10 Sinais visíveis na sala de aula, que sugerem que um estudante pode beneficiar de Terapia Ocupacional

O trabalho de um professor pode tornar-se muito agitado ao tentar ajudar cada criança com os seus próprios desafios específicos. Um terapeuta ocupacional (TO) pode ser um excelente recurso e complemento para ajudar os alunos a superar desafios na sala de aula. Aqui estão algumas dicas para ajudar o professor a identificar se uma criança pode beneficiar de uma avaliação e tratamento em Terapia Ocupacional. (Isto não é de forma alguma uma lista completa de comportamentos ou desafios na sala de aula que um TO pode ajudar.)

10 Sinais que podem indicar que uma criança precisa de Terapia Ocupacional:
1. A criança é um espectador ou observador no parque infantil e raramente tenta o equipamento de forma independente.
2. A criança tem má postura quando sentada numa cadeira e durante situações de estar sentada sem suporte, como por exemplo, durante o tempo de círculo a criança é observada a rolar ou a movimentar-se muito no chão.
3. A criança tem dificuldade em andar em linha (ex: fila para a casa de banho) ou estar perto de outras crianças (ex: recreio). Parece ficar irritada com toque de outras pessoas, mas muitas vezes toca ela nas coisas.
4. A criança escolhe frequentemente o mesmo jogo ou atividade familiar e evita aprender novas actividades motoras ou jogos.
5. A criança evita atividades de motricidade fina. Tem dificuldade em manipular objetos pequenos, utilizar tesouras, demonstra uma preensão anormal do lápis, ou as suas mãos cansam-se facilmente durante as tarefas de motricidade fina. Ao escrever, pode pressionar o papel com demasiada força ou leveza.
6. A criança parece ter mais dificuldade do que seus colegas a vestir o casaco, calçar e atar os sapatos e abotoar a roupa.
7. A criança tem dificuldade em montar quebra-cabeças/ puzzles ou encontrar um objeto específico na sala de aula.
8. A criança, frequentemente, corre de encontro às coisas na sala de aula, cai no chão ou choca propositadamente com objectos e pessoas.
9. A criança tem mais problemas do que seus pares a escrever no caderno, manter a mesa e pastas organizadas e terminar as tarefas a tempo.
10. A criança corre riscos excessivos e frequentemente demonstra pouca consciência de segurança.

Se viu qualquer um destes comportamentos ou características nas crianças que conhece, o dia-a-dia dela pode ser mais difícil de passar do que para outras crianças, e isso irá afetar o seu sucesso na escola. Ajude essas crianças, procurando um terapeuta ocupacional com técnicas e estratégias para melhorar o seu sucesso académico e desempenho diário geral. É importante notar que muitas crianças apresentam os comportamentos acima e podem ou não necessitar de intervenção da Terapia Ocupacional (TO), portanto, é importante consultar um Terapeuta Ocupacional.

by Anne Schmidt on May 21, 2012
http://nspt4kids.com/therapy/10-signs-in-the-classroom-suggesting-a-student-may-benefit-from-occupational-therapy/

Sem comentários:

Enviar um comentário