sexta-feira, 16 de novembro de 2012

“De Corpo e alma”



Foi produzido um documentário intitulado “De Corpo e alma” pela produtora moçambicana Meetings Lda e realizado por Matthieu Bron. Este filme conta as historias inspiradoras de três jovens Moçambicanos com deficiências físicas, que enfrentam seus desafios físicos e emocionais no quotidiano com uma atitude exemplar.
Neste contexto, o Ministério da Mulher e da Acção Social e o Fórum das Associações Moçambicanas dos Deficientes (FAMOD), em colaboração com os seus parceiros União Europeia, Fundo das Nações Unidas para a População, Light for the World, Embaixada da Espanha em Moçambique, Douleurs Sans Frontières (DSF), Power International e Save the Children, pretendem utilizar o filme como base de debate sobre a inclusão das pessoas com deficiências em Moçambique.
O evento terá lugar na quarta-feira 21 de Novembro de 2012 das 9h00 as 14h00, no Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo.
Assim, o encontro iniciará com a exibição do filme e seguido do debate sobre os direitos das pessoas com deficiência, consagrados nos vários instrumentos nacionais e internacionais, com destaque para:
  • Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Educação e Acessibilidade)
  • Plano Nacional para a Área da Deficiência concebido para o período 2012 a 2019

O debate será moderado pelo jornalista Tomás Vieira Mário. Participarão no encontro cerca de 70 pessoas, sendo o painel principal constituído pelos sectores membros do Conselho Nacional da Área da Deficiência (6 Ministérios, 2 membros do FAMOD e 1 representante das Confissões Religiosas) e a platéia composta por representantes dos órgãos do governo, parlamento, sociedade civil, associações de/para pessoas com deficiência e parceiros internacionais.

Ao longo de toda a semana irão decorrer exibições do filme em várias salas de cinema em Maputo e Matola.
Contamos convosco!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário