segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Deficiência na 1ª pessoa. Um testemunho que nos deixa a pensar...

"A deficiência não precisa ser um obstáculo para o sucesso. Durante praticamente toda a minha vida adulta sofri da doença do neurônio motor. Mesmo assim, isso não me impediu de ter uma destacada carreira como astrofísico e uma vida familiar feliz.
Ao ler o Relatório Mundial sobre a Deficiência, encontro muitos aspectos relevantes para a minha própria experiência. Pude ter acesso à assistência médica de primeira classe. Tenho o apoio de uma equipe de assistentes pessoais que me possibilita viver e trabalhar com conforto e dignidade.
A minha casa e o meu lugar de trabalho foram tornados acessíveis para mim. Especialistas em informática puseram à minha disposição um sistema de comunicação de assistência e um sintetizador de voz que me permitem desenvolver palestras e trabalhos, e me comunicar com diferentes públicos. Mas sei que sou muito sortudo, em muitos aspectos. Meu sucesso em física teórica me assegura apoio para viver uma vida que vale a pena. É claro que a maioria das pessoas com de!ciência no mundo tem extrema di!culdade até mesmo para sobreviver a cada dia, quanto mais para ter uma vida produtiva e de realização pessoal.
Este Relatório Mundial sobre a Deficiência é muito bem-vindo. Ele representa uma contribuição muito importante para a nossa compreensão sobre a de!ciência e o seu impacto sobre os indivíduos e a sociedade. Ele destaca as diversas barreiras enfrentadas pelas pessoas com de!ciência: atitudinais, físicas, e !nanceiras. Está ao nosso alcance ir de encontro a estas barreiras. De fato, temos a obrigação moral de remover as barreiras à participação e de investir recursos !nanceiros e conhecimento su!cientes para liberar o vasto potencial das pessoas com de!ciência.
Os governantes de todo o mundo não podem mais negligenciar as centenas de milhões de pessoas com deficiência cujo acesso à saúde, reabilitação, suporte, educação e emprego tem sido negado, e que nunca tiveram a oportunidade de brilhar. O relatório faz recomendações para iniciativas nos níveis local, nacional e internacional. Assim, será uma ferramenta valiosa para os responsáveis pela elaboração de políticas públicas, pesquisadores, profissionais da medicina, defensores e voluntários envolvidos com a questão da deficiência.
É minha esperança que, a começar pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e agora com a publicação do Relatório Mundial sobre a Deficiência, este século marque uma reviravolta na inclusão de pessoas com deficiência na vida da sociedade."

Professor Stephen W Hawking

Retirado do Preâmbulo do Relatório Mundial sobre a Deficiência.Governo do Estado de São Paulo. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. OMS.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário