terça-feira, 24 de abril de 2012

1º Módulo de Formação de Professores em Educação Inclusiva - INOVADOR

Decorreu na passada semana, o 1º Módulo de Formação em Educação Inclusiva a 60 professores e directores pedagógicos de 26 escolas da província de Gaza que estão empenhados em implementar um projecto pioneiro no país. São professores de 26 escolas que assumem a missão de querem tornar as suas Escolas realmente Inclusivas.As escolas pertencem aos distritos de Chókwè, Guijá, Chibuto, Massingir, Xai-Xai e Bilene. 
O desafio é imenso!!! Estes professores leccionam turmas com um nº de alunos/turma de 50 a 70, muitas vezes sem mesas e cadeiras para todos. A sua formação académica foi muito fraca e nunca receberam qualquer formação na área da educação especial, sobre escolas inclusivas ou necessidades educativas especiais. Excepção apenas para os professores do Centro de Recursos para a Educação Inclusiva. A questão da  Deficiência encerra ainda muitos tabus e receios. 
Estamos no km zero da Educação Inclusiva em Moçambique e iniciamos a nossa viagem com um grupo de 60 professores que, apesar de todas as suas dificuldades, estão empenhados e abraçaram este desafio, acima de tudo com o coração.
Partilhamos algumas imagens e até à próxima formação (Julho/Agosto) iremos iniciar um programa de acompanhamento ao trabalho destes professores nas respectivas escolas. 




Venham connosco ...

Sem comentários:

Enviar um comentário