FORMIGA JUJU CHEGA A GAZA EM
ACÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A Formiga Juju, um movimento de promoção da leitura e expressão criativa em Moçambique, chega no próximo sábado, dia 3 de Março, à província de Gaza, no âmbito de uma acção de educação inclusiva dedicada a 80 crianças com necessidades educativas especiais, realizada em parceria com a organização DSF – Douleurs Sans Frontières.
O evento terá lugar a partir das 10 horas, no Centro de Recursos para a Educação Inclusiva (CREI) da Região Sul, situado na Macia. O programa será composto por actividades participativas com as crianças e os educadores, em torno do conto “A Formiga Juju na Cidade das Papaias”, da autoria de Cristiana Pereira, com ilustração de Walter Zand e design de Mia Temporário.
«É uma grande emoção poder levar a Juju para fora de Maputo. Sempre foi nosso desejo sair da cidade e chegar aos distritos», afirmou a autora. «Graças à parceria com a DSF, a Juju vai poder chegar a um público muito especial». A DSF é uma organização não-governamental francesa, que trabalha em prol de crianças em situação de vulnerabilidade em Moçambique.
Durante o evento, será feita a entrega de 30 exemplares do livro para o CREI, os Centros de Reabilitação Infantil de Chibuto e Chokwe e 26 escolas inclusivas da província de Gaza. Para além da animação do conto, que será feita pela voluntária Sheila Cheman, as actividades incluem um atelier de desenho com as crianças e uma sessão de intercâmbio com os educadores sobre técnicas de leitura e animação de contos para a infância.
Esta festa da Formiga Juju, que terminará com a plantação de uma papaieira no recinto do CREI, conta com a orientação pedagógica de Suzana Duarte, especialista em desenvolvimento da primeira infância. «Só estas crianças nos podem ajudar a chegar mais longe e a perceber outras dimensões», defendeu Duarte. «Esta é uma oportunidade única para a Juju aprender a ver como os invisuais, a ouvir como os deficientes auditivos e a ir mais longe, onde só as crianças do CREI a poderão levar».
O movimento da Formiga Juju visa despertar e estimular a imaginação das crianças para que sejam elas próprias criadoras das suas histórias. A primeira fase do projecto compreendeu uma tiragem de 500 exemplares para distribuição gratuita em escolas da periferia e instituições de apoio a crianças vulneráveis.
A primeira edição do livro realizou-se com o financiamento de 37 investidores privados de várias nacionalidades, através do site PPL – Crowdfunding Portugal (www.ppl.com.pt). Contou, igualmente, com apoio da gráfica Ciedima.
O primeiro livro da série – intitulado “A Formiga Juju na Cidade das Papaias” – é uma história sobre a importância do Sol e da Água para o equilíbrio do Planeta, que apela à preservação do meio ambiente. Nesta fase, serão abrangidas mais de 100 escolas e instituições de Maputo e Gaza. O segundo volume da série da Formiga Juju está em fase de preparação, esperando-se para breve o anúncio no site PPL.
Agradecemos a divulgação.
Sem comentários:
Enviar um comentário